Receba dicas grátis!

5 dicas para comprar imóvel usado

Existe um provérbio que diz “Quem não tem cão, caça com gato”. Nem sempre podemos ter as coisas do jeito que desejamos, mas sempre existem alternativas. Na impossibilidade ou dificuldade de comprar um imóvel novo, podemos recorrer tranquilamente a uma casa ou a um apartamento usados.

O segredo é saber como comprar, como fazer a melhor escolha!

Neste post, damos 5 dicas de como comprar imóvel usado e ficar satisfeito com sua aquisição. Algumas dicas são as mesmas para a compra de imóvel novo, o que significa que há similaridades entre eles. Leia e compre o seu!

1. Escolha o lugar

Sempre é importante considerar a localização, independentemente de o imóvel ser novo ou usado, ser uma casa ou um apartamento em um condomínio. A preocupação com a localização justifica-se por diferentes razões, inclusive a segurança.  Ninguém deseja expor sua família a riscos de assaltos ou ao contato com usuários de drogas. A segurança também envolve o trânsito, principalmente se você tem filhos pequenos.

Um imóvel bem localizado envolve segurança média, acessibilidade, proximidade com o centro, com o trabalho ou a escola dos filhos, oferta satisfatória de serviços públicos (água, luz, telefone, internet) e outras coisas.

2. Avalie a fachada e a estrutura interna da casa

Essa é uma dica de ouro para quem vai comprar imóvel usado. Olhe primeiramente a fachada e verifique a situação da pintura e dos elementos exteriores, como esquadrias, cobertura e assim por diante.

Internamente, observe como está a estrutura da casa: as paredes, o piso, o teto, as instalações elétricas e hidráulicas, as portas dos quartos e banheiros.

É necessário considerar todos esses pontos, pois você pode precisar fazer alguns ajustes e eles poderão custar muito caro. Nesse caso, talvez seja melhor continuar procurando. Uma grande reforma pode consumir boa parte de seus recursos e escolher um imóvel usado em melhor estado ajudará a economizar dinheiro.

3. Fique atento à documentação

Outro ponto que você deve atentar é para a documentação do imóvel. Certifique-se de que está tudo certo, de aquela pessoa que se diz proprietária e está querendo vender é realmente a proprietária do imóvel.

Ainda hoje existem casas usadas que foram vendidas somente com recibo de compra e venda, sem escritura. A verdadeira transferência de posse ocorre com o registro no Cartório de Imóveis. Os gastos adicionais com a documentação compensam, pois garantem que o imóvel efetivamente mudou de dono.

Por isso, na hora de calcular os gastos, não deixe de incluir as despesas com elaboração e registro de documentos.

4. Procure uma imobiliária

Talvez, você gaste um pouco mais, mas comprar através de imobiliárias pode garantir uma lisura maior no processo. Os profissionais da imobiliária desejam agir com transparência e não com o objetivo de enganar, pois sua reputação depende de sua ética nos negócios.

De qualquer modo, procure por boas imobiliárias, que trabalhem com corretores credenciados. Mas confirme se são realmente honestos — afinal de contas, o fato de serem credenciados não é garantia de sejam idôneos de verdade.

5. Participe de um leilão

Outra dica para comprar imóvel usado é participar de um leilão online ou presencial. Basta entrar no site da empresa, conferir o edital (onde estão todas as informações necessárias para esclarecer o leilão), cadastrar-se e participar, considerando o lote que pretende arrematar.

As vantagens de comprar um imóvel usado por meio de um leilão é que você pode arrematar bens por preços menores que comprando diretamente no mercado. Em alguns casos, é possível até parcelar o pagamento, ou seja, você financia o imóvel.

Uma empresa séria coloca todas as informações sobre o imóvel no edital, de forma que, antes de participar, você já estará ciente de todos os assuntos relacionados ao lote que deseja.

Essas dicas ajudarão na hora de você comprar imóvel usado com mais segurança.

Aproveite para compartilhar esse post nas redes sociais e tornar seu conteúdo acessível a outros investidores!

Adicionar comentário