Receba dicas grátis!

Quais são as taxas de um leilão de imóveis online?

A internet transformou o mundo como o conhecíamos — e isso não dá para negar. No âmbito dos leilões não é diferente. Antigamente, eles eram realizados sempre de maneira presencial — o que limitava bastante que os investidores pudessem participar de vários leilões, especialmente aqueles realizados em lugares mais distantes.

Hoje, por sua vez, a ferramenta permite que os lances sejam dados dentro de casa, desde que o leiloeiro tenha um site apropriado para isso. Dessa forma, quem está interessado em adquirir um imóvel por meio de um leilão pode ficar de olho nas oportunidades digitalmente.

Mas, afinal, será que as taxas de um leilão de imóveis online são muito mais altas? Será que vale a pena? Neste post, saiba mais sobre o assunto!

Como funciona um leilão de imóveis online?

De forma geral, os leilões podem acontecer de modo presencial, que é feito em local físico; on-line, que é realizado pela internet; ou misto, que permite lances presenciais e online simultaneamente.

Os leilões online têm um dinâmica simples. Todas as propriedades são disponibilizadas com fotos, descrições e, até mesmo, informações adicionais. Isso ajuda na hora de saber tudo o que aquele lote oferece.

E, para ter acesso a todos esses dados, o usuário precisa fazer um cadastro prévio para poder acompanhar o evento online, que sempre tem um dia e um horário programado. Quando o leilão começa, o sistema mostra os lotes que serão leiloados e também os lances dados. No entanto, é preciso ter atenção ao tempo. Afinal, um relógio faz a contagem regressiva para encerrar o pregão.

E os lances? Como acontecem?

Depois de cadastro e devidamente logado, o comprador tem a possibilidade de ofertar lances antecipados, antes que o leilão tenha se iniciado. É possível também esperar pelo início da rodada.

De uma forma ou de outra, é possível realizar o lance manual ou automaticamente. Depois de ter arrematado um imóvel, assim que o leilão terminar, o comprador receberá um e-mail com as orientações para pagamento e recebimento da propriedade leiloada.

Como funcionam as taxas de um leilão de imóveis online?

Agora que você já sabe bem como funciona um leilão de imóveis online, deve estar se perguntando sobre as taxas e condições dessa ação. Além da taxa que deve ser paga ao leiloeiro, que varia entre 5% e 6% do valor do bem, também vale considerar o pagamento do IPTU e do condomínio.

O proprietário também deve arcar com a corretagem, se ele colocar a casa ou o apartamento na imobiliária, o ITBU (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) e o registro em cartório. Atenção! Estes dois últimos somados podem chegar a 5% do valor do imóvel.

Não se esqueça também de se informar sobre as dívidas que foram deixadas pelo atual ocupante. É comum que uma pessoa executada pela Justiça ou que teve o seu bem retomado pelo banco por conta da falta de pagamento também tenha deixado de pagar obrigações como IPTU.

Como vimos, as taxas de um leilão de imóveis online podem ser muitas. Tudo vai depender do tipo de imóvel que está sendo leiloado. De qualquer forma, é essencialmente importante não tomar nenhuma decisão por conta do calor do momento e, principalmente, colocar na ponta dos lápis tudo o que será gasto.

E você, gostou de saber mais sobre as taxas de um leilão de imóveis? Então aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais para que os seus amigos também fiquem informados!

Adicionar comentário