Receba dicas grátis!

Saiba como avaliar um imóvel antes da compra

Uma das mais frequentes recomendações na hora de adquirir um imóvel é a avaliação prévia. Claro que, diante de poucas ofertas ou condições financeiras mais limitadas, não se pode exigir muito. E o melhor é que as negociações ocorram da forma mais rápida e saudável possível.

Contudo, é importante fazer uma avaliação e confirmar que o imóvel é realmente aquilo que foi anunciado e atende às suas expectativas. Por isso, sempre se recomenda fazer uma visita presencial antes de fechar o negócio. Vamos dar algumas dicas de como avaliar um imóvel antes de comprá-lo!

Avalie a localização

Vale a pena analisar se o local tem boa infraestrutura, acesso fácil a ruas e pontos importantes, como avenidas, escolas, hospitais, supermercados, padarias, açougues, lojas, parques, farmácias e assim por diante. Outro ponto a considerar é a segurança local.

Confira se existe patrulhamento policial, se há postos policiais próximos, se o índice de criminalidade é alto, se o imóvel em si já conta com alguns recursos de segurança (cerca elétrica, sensores de presença, muro alto). Observar esses pontos pode fazer a diferença em médio e em longo prazo. Mas considere também que uma área menos valorizada poderá passar por melhorias ao longo do tempo.

Verifique esquadrias, torneiras e louças antes da compra

Em relação à construção em si, é preciso tomar alguns cuidados. Ao avaliar um imóvel, considere alguns detalhes que podem passar despercebidos para muitas pessoas. Se julgar necessário, conte com a ajuda de um profissional que entende do assunto.

Louças

Verifique se existem rachaduras nos vasos sanitários e nas cubas, se há vazamentos ou se há o perigo de quebrarem completamente.

Esquadrias

Observe as janelas e portas (de metal, vidro ou madeira). Procure por amassados, rachaduras, trincas e verifique se o acabamento é de boa qualidade. No caso dos vidros, observe também se existem riscos, bem como a vedação e a colagem das aberturas.

Torneiras e pias

É importante avaliar se as pias e as torneiras estão arranhadas ou amassadas. Outro ponto a considerar é a vedação. Torneiras pingando são fontes de grandes dores de cabeça.

Observe as instalações

Em relação às instalações elétricas, convém testar os interruptores, o quadro de luz, as tomadas e o chuveiro, além de conferir as condições dos fios nas paredes e no teto. Se puder contar com a ajuda de um eletricista é melhor.

Em relação às instalações hidráulicas, fique atento ao escoamento dos sanitários, das pias e dos chuveiros. Consulte ainda os registros de água e a possível existência de infiltrações e vazamentos. Se puder, leve um encanador na hora de avaliar um imóvel.

Avalie os pisos e a garagem

Para essa avaliação também é importante contar com um profissional especializado, como pedreiro, mestre de obras ou mesmo um engenheiro. Certifique-se de que o nível dos pisos em todos os cômodos e no espaço externo não apresenta irregularidades.

Quanto à garagem, confira o tamanho da vaga e se há alguma estrutura (como pilares) que causem dificuldades às manobras com o carro.

Não se esqueça dos aspectos legais

As questões burocráticas são fundamentais. Se for preciso, procure o auxílio de um advogado ou corretor para lhe ajudar. É preciso ter certeza de que toda a documentação do imóvel está em dia, que não existem pendências, nem os riscos de perder o bem devido a alguma irregularidade.

É importante ter a escritura do imóvel em seu nome e, no caso de imóveis financiados, confira o CET (Custo Efetivo Total), que envolve juros, taxas e outros encargos.

Avaliar um imóvel antes de concluir a compra é uma medida preventiva que ajuda a evitar problemas posteriores. Com as nossas dicas, certamente, esse processo ficará muito mais simples e seguro.

O que achou do assunto? Gostou? Aproveite e curta a página do Franco Leilões no Facebook!

Adicionar comentário