Receba dicas grátis!

Leilão de apartamento compensa?

Os leilões imobiliários sempre foram uma opção para investidores que desejam obter casas e apartamentos por preços mais vantajosos. Nem todos os imóveis oferecidos em leilões são mais baratos, mas é possível encontrar vários cujo preço é bem inferior ao de mercado.

Muitos desses imóveis foram recuperados por instituições financeiras que financiaram a compra do bem a um determinado cliente que não cumpriu sua parte. Nesse caso, como o imóvel ainda se encontra alienado, o banco tem todo o direito de tomá-lo e levá-lo a leilão, disponibilizando-o por valores mais acessíveis.

Você está pensando em investir em um apartamento? Leia nosso post e descubra se vale a pena participar de um leilão de apartamento!

Escolha entre casa e apartamento

Tanto a casa como o apartamento são imóveis residenciais, mas com características diferentes. Os apartamentos tornaram-se uma boa opção em cidades muito populosas, já que eles são moradas que ocupam o espaço vertical.

Geralmente, os apartamentos oferecem uma segurança maior justamente porque são menos acessíveis a assaltantes. Por outro lado, podem ser arriscados se não tiverem grade de proteção devido à altura.

Os apartamentos ficam em condomínios abertos ou fechados, sendo que os fechados oferecem maior segurança. A escolha entre morar em uma casa ou apartamento depende das preferências e das necessidades de cada um.

Considere as oportunidades com apartamentos

Quais motivos o investidor teria para participar de um leilão de apartamento? Primeiramente, a possibilidade de fazer uma aquisição com melhor custo-benefício. Ou seja, ele pode conseguir arrematar um imóvel bem localizado e em boas condições por um preço inferior ao de mercado. Para o investidor, essa é uma boa vantagem. Além disso,  pode alugar o apartamento e, com isso, auferir lucros com seu novo patrimônio, recuperando em alguns anos o capital que investiu.

Também pode revender sua aquisição ou simplesmente morar nela. Se já tiver outro imóvel (uma casa, por exemplo), poderá alugar a casa e viver no apartamento, conforme a demanda de sua região — em alguns bairros ou cidades há uma demanda maior por casas que por apartamentos, ou vice-versa. Ele também poderá arrematar o imóvel para alguém da família, como os pais, um filho ou filha que vai casar, ou que deseja começar a formar seu patrimônio.

Muitos jovens que vão estudar em outro estado ou cidade precisam de um locar para morar. Melhor que viver em uma república é ter seu próprio espaço, por menor que seja. Um apartamento comprado em leilão é uma excelente alternativa.

Não abra mão da possibilidade de financiar

Alguns leilões oferecem a possibilidade de financiamento. Assim, mesmo comprando por um preço mais baixo, o investidor tem a chance de dividir o pagamento, financiando o apartamento.

O leilão de apartamento confere a chance de economizar na compra de um imóvel sem a necessidade de procurar um financiamento mais burocrático e com taxas mais altas de juros. Caso ele decida alugar a unidade, poderá pagar as parcelas com as mensalidades cobradas do inquilino.

Conheça melhor sobre a valorização do imóvel

Se o apartamento integrar um bom condomínio e tiver uma boa infraestrutura, a tendência é que ele valorize ainda mais com o tempo. Certas regiões apresentam um potencial de desenvolvimento rápido. E mesmo considerando um prazo mais longo, o fato de ser um imóvel e contar com vida útil muito longa, compensa, sim, o investimento.

Na medida em que o condomínio cresce e se valoriza, as unidades que o compõem também se valorizam, fato que pode ajudar o investidor a conseguir um livro vantajoso em uma possível venda ou mesmo locação.

Como vimos, adquirir um apartamento por meio de leilão pode ser uma opção muito vantajosa. Pois, apesar de seu alto investimento, seu retorno financeiro é muito positivo. A possibilidade de financiamento também é uma grande vantagem ao pensar em investir em um leilão de apartamento.

Quer estar por dentro dos investimentos imobiliários? Então, não deixe de assinar a newsletter da Franco Leilões.

Adicionar comentário