Receba dicas grátis!

Como identificar boas oportunidades nos leilões

Os investidores sempre andam à procura de boas oportunidades para ganhar dinheiro, comprando por menos e vendendo por mais. Ou, até mesmo, aumentando seu patrimônio, locando imóveis e auferindo uma renda mensal.

O segmento imobiliário é dinâmico e, para quem consegue visualizar as chances, ele acaba sendo bastante lucrativo. Vale dizer que os leilões oferecem ao investidor um campo abrangente que envolve imóveis comerciais, residenciais, terrenos e assim por diante.

A seguir, daremos algumas dicas para que você encontre boas oportunidades nos leilões. O que está esperando para começar a ler e aproveitar?

Antes de tudo: leia o edital

Quando se fala em leilões, o edital é um documento-chave. Nele estão registradas as principais informações sobre o evento, como a data em que será realizado, as formas de pagamento e as características dos lotes.

Dessa forma, o investidor fica sabendo qual o tipo de imóvel (residencial, comercial, apartamento, casa — zona urbana  zona rural) e sua procedência. Depois que você ler o edital, as chances de fazer um bom negócio aumentam, pois o investidor só participará se as ofertas efetivamente forem harmônicas ao que você deseja.

Analise a demanda da população

Como os leilões oferecem os mais diferentes tipos de imóveis, convém analisar como se encontra o mercado imobiliário a nível nacional e também na região em que o investidor deseja comprar o imóvel.

Por exemplo, pode existir uma demanda alta por salas ou pontos comerciais. Isso significa que dar lances em um imóvel comercial pode render algum dinheiro, locando ou vendendo.

Outra situação é a demanda por imóveis residenciais de aluguel. Muitas pessoas não têm como adquirir sua casa própria, mesmo com as opções de financiamento — e precisam recorrer ao aluguel. A renda mensal originada dos aluguéis de casas pode se tornar a principal renda de um investidor.

Faça projeções

O bom investidor não vê somente o aqui e o agora, ele faz projeções para o futuro. Claro que o presente é fundamental e a situação do momento deve impactar nas suas decisões.

Projetar, portanto, ajuda a identificar boas oportunidades nos leilões. O mercado imobiliário não permanece estático. Isso significa que o cenário pode se modificar para melhor ou pior. E uma boa forma de analisar cenários é acompanhar as tendências.

Por exemplo, uma região hoje próspera já pode dar mostras de decadência. Outra região, ao contrário, pode ser pouco desenvolvida no momento, mas a tendência é que cresça ao longo do tempo. Adquirir um imóvel nesses lugares significa investir menos dinheiro agora para, posteriormente, conseguir bons lucros com a valorização da área e do próprio imóvel.

Escolha uma empresa confiável para aproveitar boas oportunidades nos leilões

É importante ainda escolher uma boa empresa que promova os leilões, como a Franco Leilões, e ela deve ter autorização para isso.

Procure informações com quem já participou de leilões dessa instituição. A opinião dessas pessoas pode ser fundamental em sua escolha. Talvez os amigos possam mesmo sugerir alguma boa empresa.

Tire tudo a limpo. Visite o site, leia a página principal, os princípios e os valores que ela defende. Se tiver alguma dúvida, poderá entrar em contato com ela. Uma instituição séria faz de tudo para agradar os potenciais participantes.

Orce seus gastos e planeje o retorno do investimento

Ninguém faz bom negócio se não calcula seus gastos com previdência. Calcule o quanto pode aplicar em um lote e como pretende ter o retorno de seu investimento: vendendo, alugando, construindo, trocando, guardando para o futuro.

Lembre-se também de que o leiloeiro faz jus a um percentual, que corresponde à sua comissão. Faça as contas de todos os possíveis gastos que terá (reforma, documentação, IPTU) e terá um maior controle dos resultados.

Essas são algumas maneiras de fazer negócios bem-sucedidos, identificando boas oportunidades nos leilões!

Agora, compartilhe este post com seus colegas investidores para que eles também façam ótimos negócios.

Adicionar comentário