Receba dicas grátis!

Conheça 5 vantagens de um leilão virtual

Com a revolução digital, tudo ficou mais fácil na vida das pessoas. Hoje, já é possível trabalhar e estudar através da internet, sem sair de casa. Também é possível fazer pesquisas sobre diferentes assuntos. Comprar e vender usando plataformas digitais tornou-se algo muito comum e a tendência é que essas práticas se tornem cada vez mais seguras.

Também é possível participar de leilões sem sair de casa, usando somente o computador. Além da modalidade presencial, que exige a presença física da pessoa no evento, existem os leilões online, que oferecem as mesmas opções que os presenciais.

Abaixo, listamos 4 vantagens de um leilão virtual!

1. Em um leilão virtual, você tem mais comodidade

Essa é uma vantagem evidente. Se você não precisa se aprontar, trocar de roupa, pegar o carro ou outro meio de transporte para se deslocar até o lugar do evento, isso já é vantajoso. O investidor pode participar do leilão acessando o computador ou notebook, sentado à mesa, ao rack, no sofá, na cama, onde julgar melhor.

A pessoa fica bem mais à vontade, mas precisa ficar atenta para não perder a oportunidade de um bom lance. A flexibilidade proporcionada por um leilão online assegura maior comodidade aos participantes.

2. O leilão online é mais econômico

O investidor consegue economizar mais dinheiro, já que economiza com combustível, passagem de ônibus ou metrô, dinheiro de táxi e outras coisas. Quando tudo pode ser feito dentro de nossa própria casa, os custos tendem a ser menores. E isso é relevante principalmente quando se fala na aquisição de imóveis, que são bens com valor mais elevado.

Participando de um leilão virtual, você deve se preocupar somente com o valor do imóvel que pretende arrematar, considerando outras despesas, como a comissão do leiloeiro e os posteriores gastos com a documentação da casa ou apartamento que comprou.

3. As opções são mais diversificadas

Como a internet pode alcançar um público mais abrangente, ela também permite ofertar lotes mais diversificados, de bairros, cidades e até estados diferentes. A limitações são bem menores que nos leilões presenciais.

Antes da participação, o investidor deve consultar o edital para ter acesso a todas as informações sobre os lotes. Assim, ele poderá dar lances com mais segurança, focando prioritariamente nos imóveis que realmente lhe interessam.

4. Os leilões online aproveitam melhor o tempo

Nos leilões presenciais, os lances são efetuados individualmente por cada participante e apenas para um item ou lote por vez. Nesse caso, é necessário que as ofertas para determinado lote se esgotem para que outro lote seja ofertado aos participantes.

Já no leilão virtual, é possível dar lances para diferentes lotes ao mesmo tempo. Assim, se consome menos tempo da sessão para essa etapa. Vale lembrar que, na modalidade eletrônica, são estipulados o tempo iminente e o tempo aleatório, que dura 30 minutos no máximo, para o encerramento. No leilão presencial, o encerramento só acontece se não faltarem lances com preços mais altos, independentemente de quanto tempo seja consumido nessa espera.

5. O leilão virtual tem vinculação automática com o SIAFI

Outra vantagem do leilão eletrônico é que há a vinculação realizada automaticamente entre os lances vencedores e o SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal), que é um módulo integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG). Nesse módulo, acontecem empenho de despesas.

O leilão virtual é uma excelente opção para qualquer investidor que deseja comodidade, economia e segurança. Existem leilões inteiramente online e leilões híbridos, realizados tanto de forma física quanto virtual.

O que achou do post? Gostaria de participar de um leilão eletrônico? Conheça mais sobre a gente, curta a nossa página no Facebook!

Adicionar comentário