Receba dicas grátis!

Participar de leilões usando fundos de investimentos?

O leilão de imóveis é uma boa opção para quem deseja adquirir um imóvel por um custo muito mais atrativo. Em determinados casos, a redução nos valores pode chegar a 70% do habitual. Entretanto, devido à complexidade desse tipo de aquisição, é muito interessante a possibilidade de participar de leilões usando fundos de investimentos.

Para sanar todas as suas dúvidas, neste artigo, traremos informações valiosas sobre os fundos de investimentos relacionados ao mercado imobiliário. E, ainda, por que é uma alternativa viável usar esse meio para participar de leilões de imóveis.

O que são os fundos de investimentos em imóveis?

O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) corresponde a um agrupamento de recursos voltados para a aplicação em empreendimentos envolvendo imóveis. Ele se encontra repartido em cotas, que funcionam como parcelas do patrimônio.

Essas cotas, por sua vez, ficam disponibilizadas para negociação na bolsa, do mesmo modo que as ações nas empresas de capital aberto.

Basicamente, quando se adquire uma conta de fundo imobiliário está, na verdade, se comprando uma pequena porção de um imóvel. Dessa forma, o investidor recebe mês a mês um valor correspondente a esta porcentagem do imóvel.

Normalmente, esses fundos investem os recursos em um conjunto de ativos imobiliários, entre os quais:

  • letras de créditos imobiliários;
  • letras hipotecárias;
  • certificado de potencial adicional de construção;
  • ações e debêntures de companhias do setor imobiliário;
  • direitos reais sobre imóveis;
  • cotas de outras modalidades de fundos de investimentos imobiliários;
  • fundos para investimentos em leilões judiciais.

Como participar de leilões utilizando fundos de investimentos?

Conforme citamos no tópico anterior, é necessário aplicar recursos em um fundo de investimento imobiliário. Aliás, há fundos em captação cuja intenção principal é justamente a participação em leilões para a compra de imóveis. Esses fundos buscam levantar recursos, que posteriormente serão usados para participar de leilões e comprar imóveis.

Se porventura o cotista deste deseja participar dos leilões, ele necessita fazer uma aplicação inicial e ao longo da existência do fundo. Assim, quando ele for finalizado, ele receberá uma parte dos resultados.

Participar de um leilão por fundos de investimentos pode parecer complexo. Entretanto, essa é uma ótima forma de adquirir imóveis para investir. A compra de imóveis por leilão demanda uma certa carga de conhecimentos a respeito de mercado, sem falar em um suporte jurídico adequado. O ideal é contar com uma empresa de confiança na hora de investir.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mercado imobiliário? Assine a newsletter da Franco Leilões e receba conteúdos em seu e-mail.

Adicionar comentário